Surdez súbita exige atendimento imediato

A perda súbita de audição é um distúrbio raro, que afeta uma em cada 10 mil pessoas. Atinge principalmente homens e mulheres na faixa dos 40 aos 50 anos e não há uma causa definida para o problema.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

– Doenças infecciosas, como uma caxumba ou um distúrbio vascular, como o derrame, podem levar à perda repentina da audição – diz o médico otorrino Vicente de Paula Melucci.

Essa surdez repentina deve ser sempre encarada como uma emergência médica.

– O paciente precisa procurar assistência médica em, no máximo, 14 dias. Assim, há chances de recuperar parte da audição – esclarece o otorrinolaringologista Luiz Cláudio Teixeira.

Segundo ele, 50% dos pacientes recuperam a audição espontaneamente. A atriz Solange Couto espera recuperar 40% da capacidade do seu ouvido esquerdo.

Previna e trate


- A fonoaudióloga Camila Quintino lembra que a prevenção contra alguns danos auditivos é possível, mas alerta que a exposição aos ruídos intensos por longo período provoca perda permanente da audição porque danifica as células internas do ouvido.

- Profissionais expostos ao barulho devem usar atenuadores de ruídos. Músicos também podem se proteger com equipamentos especiais

- A investigação médica determinará se a perda auditiva é ou não irreversível, fato que está ligado à causa do problema

- Segundo o otorrinolaringologista Jacinto de Negreiros Júnior, no caso das perdas reversíveis, pode-se realizar tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Já nas permanentes, os cuidados podem envolver desde o uso de aparelhos auditivos até o implante coclear.

Tire suas dúvidas


O estresse pode provocar a perda súbita da audição?
Não. Doenças provocadas pelo estresse podem causar surdez súbita: crise de pressão alta, problemas circulatórios e vasculares. O estresse, diretamente, não. Um dos sintomas é a vertigem.
A labirintite predispõe ao distúrbio?
Não. O que o paciente sente é uma tontura associada à surdez súbita. Não há ligação entre os dois problemas, tanto na literatura médica quanto na prática clínica. Geralmente, a pessoa com surdez súbita não tem nenhuma doença relacionada à audição.
O uso excessivo e em alto volume de tocadores de música leva ao problema?
Não. A pessoa terá uma perda lenta e gradual da audição, causada pelo ruído alto constante. A surdez súbita não tem uma causa precisa.

Fonte: Luiz Cláudio Teixeira, otorrinolaringologista


Voltar à página inicial

 

»UTILIDADES

ENQUETE
Se você é surdo, responda essa enquete e colabore para nossa pesquisa.

Como você comunica hoje com empresas
Telefone para surdos
Chat
E-mail
Torpedos
Outras formas




Saiba as empresas que já possuem Atendimento ao Cliente Surdo



Telefone Público para Surdos. Saiba onde tem e como solicitar.



Viagens interestaduais gratuitas. Saiba mais.

 

»SERVIÇOS
Táxi Acessível: conheça algumas empresas que possuem o serviço

»CURSOS LIBRAS

Surdo.com.br | Todos os direitos Reservados | Copyright 2009© | São Paulo | SP | Fale Conosco
Desenvolvido por Angela Ustulim